SESSÕES/sesiones

[ver en español]
SESSÕES

Estas são as sessões que se vão desenvolver nesta oitava edição do Congresso SOPA:

Seminário FRONTEIRA [PATRIMÓNIOS E MEMÓRIAS: DO GEOGRÁFICO AO IMAGINÀRIO COLECTIVO]

Além de conferências convidadas e de outras actividades que se desenvolverão dentro do seminário, abrir-se-á uma sessão de comunicações na qual se mostrarão reflexões ou projectos nos quais se reflita a maneira em que os sujeitos codificam os seus referentes simbólicos entorno do território. Ou como as fronteiras [geográficas, económicas, políticas, sociais, simbólicas, ...] se consideram um referente interiorizado na vida daquelas comunidades que vivem à volta delas e cuja expressão se revela nas suas noções de dinâmicas de interacção em redor do património e à memória colectiva.

SESSÃO TERRITORIAL

Pelo compromisso do SOPA em se envolver nos processos sociais e culturais dos territórios onde se celebra, desenvolverá uma sessão especial para o debate e a reflexão sobre a situação e/ou gestão do património rural nos territórios vinculados às sedes do congresso. Nesta edição, não abriremos uma convocatória para a apresentação de propostas a esta sessão, já que estabeleceremos uma série de actividades, debates e acções com os agentes, colectivos e associações da zona, nesta edição à volta da Serra da Gardunha. Não obstante, convidá-los-emos a participar para enriquecer a sessão com experiências de outras territorialidades.

SESSÃO TEÓRICA

Como nas anteriores edições do SOPA, nesta sessão apresentar-se-ão propostas teóricas, reflexões, metodologias, políticas culturais, análises e estudos relacionados com o património rural e as comunidades às quais está vinculado.

SESSÃO PROJECTOS

Nesta sessão apresentar-se-ão propostas relacionadas com projectos executados ou em fase de desenvolvimento, pensados no âmbito do património rural e o trabalho com as comunidades. Estes projectos estarão vinculados, entre outros, aos seguintes temas:

# Património construído: arquitectura, sítios arqueológicos.
# Artes e artesanatos.
# Património da produção e o trabalho.
Gestão de territórios e paisagens antropizados.
# Gestão de recursos tradicionais vinculados à agricultura e criação de gado.
# Músicas e danças tradicionais.
# Crenças, mitos e ritos.
# Turismo comunitário.
# Gastronomia.
# Património rural: didáctica e educação.
# Difusão e acções de trabalho com a comunidade.
# Tradição oral e/ou tradição mnemónica.

Lembramos que ESTAS não serão as designações das mesas temáticas, já que elas não serão fixadas até que não tenhamos todas as propostas inscritas definitivamente, pelo que é possível que algumas mesas contenham vários desses temas ou tenham outras designações, dependendo das comunicações que nos enviardes.
..................................................................................................................................

IMPORTANTE! não será aceite nenhuma proposta, em qualquer das sessões, relacionada com formas de património ou memórias nas quais se celebre qualquer tipo de descriminação por razões de género, identidade, origem ou crença, assim como aquelas em que exista qualquer tipo de maltrato animal ou incentivo contra os recursos naturais.