ENVIO DE RESUMOS/envío de resúmenes


Se chegaste até aqui é porque estás interessada/o em participar no SOPA deste ano. Se já o fizeste noutras edições já sabes como isto funciona. Se é a primeira vez, não te preocupes, pois contar-te-emos tudo. No nosso sitio electrónico tens uma secção chamada SESSÕES, onde poderás ver os vários foros temáticos nos quais apresentarás a tua comunicação, proposta ou projecto.

De seguida, mostrar-te-emos os formatos para apresentar essas propostas ao SOPA20.

Uma vez que tenhas claro o formato e a sessão na qual queres participar, só há que preencher o seguinte formulário:


https://forms.gle/YXQyJRwjQwE1rDgDA





FORMATOS

COMUNICAÇÕES ORAIS

Para propostas presenciais. A duração da apresentação das comunicações será de 15 minutos, com um máximo de 10 imagens por proposta, mais a folha de rosto e a imagem final.

COMUNICAÇÕES EM STREAMING

Para propostas não presenciais. A duração da apresentação das comunicações será de 15 minutos, com um máximo de 10 imagens por proposta, mais a folha de rosto e a imagem final.

PROPOSTAS GRAVADAS

Para propostas não presenciais. Se vos deslocardes desde fora de Portugal e a vossa proposta for um vídeo, ou projecteis material audiovisual, este não será considerada comunicação gravada, mas sim oral. Estas são as instruções para enviardes a proposta em vídeo:

--> A duração máxima das propostas gravadas será de 15 minutos.
--> Serão gravadas na horizontal.
--> O trabalho apresentado neste formato pode ser, ou a tua comunicação gravada, ou um vídeo ou documentário no qual possamos ver o desenvolvimento do vosso trabalho/projecto.
--> No caso de ser uma comunicação, tentai não ficar sentado a lê-la. Depois de várias edições do SOPA com este formato, comprovámos que durante a projecção de vídeos, é difícil manter a atenção dos presentes, principalmente quando não é acompanhado de imagens. Por isso vos convidamos a que sejais criativos/as, que durante a gravação vos desloqueis na medida do possível ao local onde desenvolveis o projecto e, nos transmitais a vossa proposta de forma amena e visualmente contextualizável.
--> Quando falardes no vídeo, procurai fazê-lo devagar e de forma clara, para que os participantes de outras Línguas vos possam comprender, já que as Línguas oficiais do SOPA são a espanhola e a portuguesa.
--> O formato de entrega do vídeo será em Mp4 ou AVI.
--> É importantíssimo que comfirmeis o som. Independentemente da qualidade da imagem, o fim último da comunicação gravada é que possamos escutar a vossa comunicação e o vosso projecto, por não poderdes assistir pessoalmente ao congresso.
--> Mostramos aqui alguns exemplos de apresentação de propostas em formato vídeo de outras edições do SOPA que cumprem os requisitos requeridos.

PRAZOS

# Envio de propostas até 5 de junho de 2020.
# Comunicação da aceitação de propostas entre 7 e 18 de junho de 2020.
# Formalização da inscrição e pagamento das taxas até 30 de junho de 2020.
# Envio do vídeo [para propostas não presenciais] até 15 de setembro de 2020.
# Envio da apresentação [pdf. ou ppt.] até 28 de setembro de 2020.
# Envio do artigo para as actas do congresso [uma vez formalizada a inscrição] até 1 de outubro de 2020 [ver NORMAS DE PUBLICAÇÃO].