MOANA SOTO_JUEVES15OCTUBRE

PENSAMENTO FREIREANO COMO MOBILIZADOR DO PATRIMÓNIO RURAL [Streaming]
Moana Soto y Carlos Serrano Ferreira.
Cátedra UNESCO ULHT Educação, Cidadania e Diversidade Cultural. Portugal.
moanasoto@gmail.com

PALAVRAS CHAVE
Paulo Freire, ruralidade, património rural, educação popular

RESUMO
Paulo Freire é reconhecido como um dos mais importantes educadores do mundo. Sua teoria e metodologia inovadoras, a partir da realidade vivida e do conhecimento do educando, foram aplicadas em diversos países com enorme sucesso. As implicações do pensamento freireano foram sentidas e mobilizadas em outros campos marcados pela prática educativa, como na renovação do pensamento museal iniciada nos anos de 1970 com o Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM). Porém, uma dimensão deve ser relevada: a ligação de sua prática, como motor de sua teorização, com o mundo rural e suas vivências, a começar pela experiência de Angicos (1963) onde trezentos trabalhadores rurais foram alfabetizados em apenas quarenta e cinco dias. Também presente no seu período de exílio no Chile (1967-1969), quando esteve à frente do Instituto de Capacitación e Investigación en Reforma Agrária (CIRA), do qual resultou o livro ¿Extensión o comunicación? (1969), no qual abordava a extensão no meio rural, discutindo as formas de comunicação entre o técnico (agrônomo) e os trabalhadores rurais numa sociedade agrária em pleno desenvolvimento. Também marcante foi a sua elaboração do programa nacional de alfabetização para Guiné Bissau (1970), um grande desafio para o qual foi convidado, pois após quatro séculos de domínio colonial, 90 % da população guineense era analfabeta. No fim de sua vida, Paulo Freire identificava o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como uma das expressões mais fortes da vida cívica e política brasileira e, por sua vez, teve seu pensamento incorporado como base das escolas de formação e da práxis educativa deste movimento. Esta comunicação busca traçar não só esta origem, mas apontar as possibilidades do pensamento freireano como mobilizador, vivificador e elemento de articulação e defesa do património rural popular.