Moana Soto y Carlos Serrano Ferreira.
Cátedra
UNESCO ULHT Educação, Cidadania e Diversidade Cultural. Portugal.
moanasoto@gmail.com
PALAVRAS CHAVE
Paulo
Freire, ruralidade, património rural, educação popular
RESUMO
Paulo
Freire é reconhecido como um dos mais importantes educadores do mundo. Sua
teoria e metodologia inovadoras, a partir da realidade vivida e do conhecimento
do educando, foram aplicadas em diversos países com enorme sucesso. As
implicações do pensamento freireano foram sentidas e mobilizadas em outros
campos marcados pela prática educativa, como na renovação do pensamento museal
iniciada nos anos de 1970 com o Movimento Internacional para uma Nova
Museologia (MINOM). Porém, uma dimensão deve ser relevada: a ligação de sua
prática, como motor de sua teorização, com o mundo rural e suas vivências, a
começar pela experiência de Angicos (1963) onde trezentos trabalhadores rurais
foram alfabetizados em apenas quarenta e cinco dias. Também presente no seu
período de exílio no Chile (1967-1969), quando esteve à frente do Instituto de
Capacitación e Investigación en Reforma Agrária (CIRA), do qual resultou o
livro ¿Extensión o comunicación? (1969), no qual abordava a extensão no meio
rural, discutindo as formas de comunicação entre o técnico (agrônomo) e os
trabalhadores rurais numa sociedade agrária em pleno desenvolvimento. Também marcante
foi a sua elaboração do programa nacional de alfabetização para Guiné Bissau
(1970), um grande desafio para o qual foi convidado, pois após quatro séculos
de domínio colonial, 90 % da população guineense era analfabeta. No fim de sua
vida, Paulo Freire identificava o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
(MST) como uma das expressões mais fortes da vida cívica e política brasileira
e, por sua vez, teve seu pensamento incorporado como base das escolas de
formação e da práxis educativa deste movimento. Esta comunicação busca traçar
não só esta origem, mas apontar as possibilidades do pensamento freireano como
mobilizador, vivificador e elemento de articulação e defesa do património rural
popular.